13 de mai. de 2010

Sem Salvação




Em um combate, o medo é uma arma que não pode ser desprezada. Aldo “o Apache”, líder dos Bastardos Inglórios, leva esta idéia para a 2º Guerra Mundial.

Os Bastardos são um pequeno grupamento formado por judeus que em 1941 atravessam a fronteira da guerra para combate os nazistas na França. Porém, estrategicamente este grupamento não tem nenhum objetivo ligado diretamente para dar fim a guerra. Seu objetivo é levar o terror as tropas inimigas. Estes heróis não oferecem salvação, apenas o terror. O medo é a principal arma destes judeus errantes.

Assim, estes heróis encontram o caminho da salvação, ao abandonar a esperança do messias. A espera do messias é uma das características mais importantes da religiosidade judaica, apenas, quando estes heróis superam sua condição inicial é que eles se forjam heróis.

Tal quais as aberrações: Hulk, Motoqueiro Fantasma, Spawn... A espera judaica da salvação é uma aberração que entrava a cultura ocidental. Apenas ao abandoná-la os Bastardos Inglórios conseguem trilhar o caminho da salvação. Chegando ao ponto de conseguir em uma das cenas mais fantásticas do cinema matar Hitler e todos os altos membros do partido Nazista.

“Ninguém vem tem salvar” é este o caminho da salvação.

Um comentário: